terça-feira, 25 de março de 2008

Energia Geotérmica



Fonte


Existe uma grande quantidade de energia sob a forma térmica contida no interior do planeta. Está é transmitida para a crosta terrestre sobretudo por condução. Esta representa uma potência de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo actualmente.

Conversão: Alta Temperatura

Este recurso está geralmente associado a áreas de actividade vulcânica, sísmica ou magmática. A estas temperaturas (T>150ºC) é possível o aproveitamento para a produção de energia eléctrica.

Conversão: Baixa Temperatura

Resultam geralmente da circulação de água de origem meteórica em falhas e fracturas e por água residente em rochas porosas a grande profundidade com temperaturas inferiores a 100ºC.
O aproveitamento deste calor pode ser realizado directamente para aquecimento ambiente, de águas, piscicultura ou processos industriais.

Tecnologias

Nos processos geotérmicos existe uma transferência de energia por convecção tornando útil o calor produzido e contido no interior da terra. O aproveitamento também pode ser feito utilizando a tecnologia de injecção de água a partir da superfície em maciços rochosos quentes.
A utilização ideal da energia geotérmica é em cascata, a temperaturas progressivamente mais baixas, até cerca dos 20ºC (Diagrama de Lindal).
Actualmente existe também a utilização de ciclos binários na produção de energia eléctrica e de bombas de calor (BCG) no caso de utilizações directas.

Vantagens

- A energia contida no solo é grátis. Com a técnica da geotermia obtemos poupanças energéticas até 75%.
- Como a terra armazena constantemente uma grande quantidade de energia e a uma temperatura quase constante (seja de verão ou de Inverno de noite ou de dia) temos a garantia de funcionamento qualquer que seja a temperatura exterior.
É um sistema totalmente seguro porque a geotermia utiliza a energia natural da terra e a energia eléctrica para a transferir para a habitação. Dentro de casa, o circuito de aquecimento utiliza água. Assim não há líquidos inflamáveis, risco de explosão ou cheiros. A geotermia oferece segurança em todos os sentidos.
- Como não há combustão, este sistema é totalmente seguro e não tem manutenção específica.
- Este sistema é efectivamente gratuito. Existe em estado natural no solo, sendo renovado pelo efeito da chuva, do sol e do vento.
- Sistema praticamente invisível. Resolve o problema da climatização, águas quentes sanitárias e aquecimento de piscinas.
- O sistema não gera fumos, não liberta gases nem poeiras e não provoca dores nem ruídos. É 100% ecológico e amigo do ambiente. Não apresenta perigos para o Planeta e para o Homem.
- Não há sistema que melhor sirva as necessidades de espaços públicos como bibliotecas, museus, escolas e igrejas, pois pode estabelecer um programa de conforto para os dias e horas de funcionamento. Não há qualquer elemento que esteja à disposição dos utentes. Como não resseca o ar não provoca o envelhecimento prematuro dos materiais.
- Os custos de instalação do sistema geotérmico aproximam-se dos custos de uma climatização tradicional.

Estado em Portugal

- Actualidade

Em Portugal continental existem essencialmente aproveitamentos de baixa temperatura ou termais. Este pode ser dividido em duas vias:
- aproveitamento de pólos termais existentes (temperaturas entre 20 e 76ºC): exemplos disso são os aproveitamentos em Chaves e S. Pedro do Sul com cerca de 3 MWt a temperaturas de cerca de 75ºC a funcionar desde a década de oitenta.
- aproveitamento de aquíferos profundos das bacias sedimentares: caso do projecto geotérmico do Hospital da Força Aérea do Lumiar, em Lisboa, obtida a partir de um furo com 1.500m de profundidade com temperaturas superiores a 50ºC, a funcionar desde 1992.
Os aproveitamentos mais interessantes na área da geotermia são os realizados nas ilhas dos Açores. Só em S. Miguel (Centrais Geotérmicas de Ribeira Grande com 13 MWe e Pico Vermelho com 3 MWe) a energia produzida por esta fonte representou em 2003 cerca de 25% da electricidade consumida na Ilha, contribuindo a Central Geotérmica da Ribeira Grande com 85,4 GWh e a Central Geotérmica do Pico Vermelho com 3,5 GWh.
A contribuição máxima atingida pela fonte geotérmica foi de 35% durante o ano 2001.

- Futuro

A energia geotérmica constitui um recurso endógeno muito importante para os Açores, podendo ser atingidos nos próximos dez anos mais 30 MWe.
Existe também algum potencial de aproveitamento a baixa temperatura no Funchal, Ilha da Madeira.
Em Portugal continental o aproveitamento de pólos termais já existentes e das aplicações directas nas orlas sedimentares podem representar um potencial de cerca de 20 MWt.
Uma outra aplicação futura poderá ser a aplicação de Bombas de Calor Geotérmicas (BCG) reversíveis, que aproveitam o calor a partir de aquíferos ou das formações geológicas através de permutadores instalados no sub-solo, permitido utilizações de aquecimento e climatização, que poderá representar um potencial de 12 MWt.
Mesmo apenas tendo uma grande representatividade nos Açores a energia geotérmica tem um potencial bastante interessante a nível nacional, sendo necessário no futuro uma série de acções de informação, regulamentação e apoio desta fonte renovável de energia.

Sem comentários: